Posicionamento da ACIPLE referente a COVID-19 e o Decreto Municipal

COMUNICADO ACIPLE

Senhores(as) Associados(as) e população em geral

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT (ACIPLE), em virtude das novas regras estaduais e municipais de combate a pandemia de COVID-19, vem por meio do presente comunicado informar o seguinte:

1. A ACIPLE, sua diretoria, integrantes e equipe se solidarizam com todas as pessoas que tiveram perdas terríveis durante a pandemia.

2. E ao mesmo tempo informa que está analisando casos e situações para sugerir ao Poder Público competente o abrandamento das espécies de fechamento de empresas pretendidos pelo Governo Estadual e que está sendo seguido em Primavera do Leste. Neste aspecto a ACIPLE manifesta preocupação com medidas que em virtude do rigor podem causar o colapso de todo um setor ou segmento econômico, piorando na realidade a situação de toda a sociedade.

3. Evidentemente a ACIPLE respeita a adoção de todas as medidas para combater a proliferação do vírus, entretanto, espera-se que tais medidas sejam razoáveis e não liquidem de vez com as empresas e empresários de determinados segmentos do comércio.

4. Percebe-se que a voz geral do empresariado é sempre no sentido de cumprir o seu papel de cuidado e zelo que deve ser contínuo neste momento tão drástico. Os associados mostram-se comprometidos com o cumprimento das regras sanitárias e de segurança para garantir que mais rapidamente se possa estancar a proliferação do vírus.

5. A luz destes argumentos, defende-se que o fechamento precipitado de portas de empresas causa prejuízos inimagináveis a toda a sociedade. Prejudica a arrecadação, prejudica os empregos, enfim, causa o colapso do sistema que conhecemos.

6. Não há uma crítica aos órgãos públicos nesta manifestação. Pelo contrário, a ACIPLE verifica que seus associados sempre se colocaram ao lado do poder público para ajudar na prevenção e combate a pandemia, com a adoção de meios de informação ostensiva e materiais de proteção para funcionários e clientes.

7. Entretanto, quando as medidas de combate a pandemia se tornam extremas, a ACIPLE comparece para, com respeito as instituições, ponderar que pode haver saídas ao mesmo tempo seguras e que agridam menos vários setores do tecido social empresarial.

8. Neste aspecto, o cerceamento das atividades produzirá desemprego, queda de arrecadação do Poder Público e encerramento de empresas se não houver uma forma razoável de transpor a terrível tragédia que todos nós estamos enfrentando.

9. Com estas informações a ACIPLE defende que:

9.1. Sejam evitadas ao máximo o fechamento de empresas, mesmo que parcial, apostando sempre em meios de prevenção e em regras que permitam o continuar das atividades;

9.2. Sejam ampliadas as campanhas de informação para prevenção do contágio e atendimento as pessoas que precisam da saúde pública, na medida em que é defensável que neste momento se conhece mais sobre os meios de contaminação e como evitá-los;

9.3. Sejam acelerados, no que possível e no que a realidade permitir, os procedimentos do Estado e Município para a aquisição de imunizantes, tanto para rede pública como para a rede privada;

9.4. Seja ampliada a fiscalização para que, justamente sob determinadas regras, as inúmeras atividades fortemente afetadas pelas normas impostas pelo Estado de Mato Grosso, possam continuar a ser exercidas de forma ordeira e segura.

10. Este é o posicionamento da ACIPLE, acerca das novas medidas informando aos seus associados e a toda a população que estará lutando e perseguindo a todo o momento, com responsabilidade e esperança, formas mais razoáveis de enfrentar esse período turbulento da história mundial.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT (ACIPLE)